GIRO DE NOTICIAS
'

domingo, 14 de dezembro de 2014

LAJEDO DE PAI MATEUS, NO CARIRI PARAIBANO, PODE SE TORNAR O SEGUNDO GEOPARQUE MUNDIAL DO BRASIL.

A região do Lajedo de Pai Mateus, no Cariri paraibano, está cogitada para ingressar na Rede Mundial de Geoparques. Deverá ser o segundo no Brasil, junto com o Geoparque Araripe, no Ceará.
Na semana passada, uma comissão de autoridades em geologia do Serviço Geológico do Brasil realizou um levantamento do potencial da região e constatou que a área está pronta para apresentar a sua candidatura à Rede Mundial de Geoparques, que reúne 111 no mundo, em 31 países.
Os pesquisadores encontraram na Bacia Terciária de Boa Vista uma pedra rara, tipo de ‘rocha vítrea’ que não existe em nenhum outro lugar do Brasil (pillow lavas, que se resfriaram rapidamente na água). A equipe vai encaminhar imediatamente ao Ministério Público Federal (MPF) um pedido de proteção da área.
Lajedo de Pai Mateus é uma formação rochosa localizada na cidade de Cabaceiras, no estado da Paraíba (Brasil). É composto com grandes pedras arredondadas (chegam a pesar 45 toneladas) que destacam-se sobre o chão de pedras e a vegetação escassa da região do Cariri Paraibano.
Segundo estudos a formação rochosa peculiar é fruto do desgaste do solo ao longo de milhões de anos, em função de fissuras naturais e grandes variações de temperatura.  Em algumas pedras são encontradas pinturas rupestres atribuídas aos índios cariris, que viveram na região há cerca de 12 mil anos.
Conta a lenda que um ermitão curandeiro viveu naquela região por volta do século 18, o qual habitava neste lajedo e muitas pessoas procuravam-no para consultar-se. Pai Mateus não cobrava dinheiro em troca de suas curas, apenas comida. Por causa deste ermitão é que o lajedo de Pai Mateus tem este nome.
O lajedo fica a cerca de 25 km da cidade de Cabaceiras (acesso por estrada de terra) e está situado dentro de uma propriedade particular, o Hotel Fazenda Lajedo Pai Mateus.
Redação com Correio da Paraíba-Rafael San

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Jaelson MonteiroSeguro Desenvolvido Por Netinho Soluções Web.